Rio Doce


Antes que o tempo finde, podemos e devemos fazer algo por nosso amado Rio Doce. Nesse sentido iniciamos esse Blog e uma página no facebook com o objetivo claro e definido de unir os que o rio viu crecer e de sensibilizar os que se incomodam por essa tragédia ambiental, fazendo com que esses canais sirvam de referência em pesquisas, artigos, resgate histórico, vídeos, fotos e ações que permitam reverter essa triste situação. Foto - Capa Fanpage Nossa Colatina

Abraços fraternos
Robson Côgo

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ESSE PRIMEIRO BARCO - Nossa Colatina


ESSE PRIMEIRO BARCO
Matéria originalmente publicada no jornal A Gazeta de 28 de setembro de 1974.
A embarcação saiu do porto da capital em 21 de junho de 1857 e chegou em 20 de julho do, mesmo ano na colônia Franciliânia, ou Fransilvânia, situada entre os rios São João e Pancas. A colônia foi abandonada pelo construtor do primeiro flutuante do rio Doce porque,em 1860 Avelino dos Santos França Leite — seu filho —foi morto e devorado pelos índios nos limites dessas terras.
Conta-se que naquela época muita gente em Vitória tinha horror ao rio Doce. Em Linhares supunha-se perigosa a iniciativa de fixar residência no Guandu pelas febres que diziam ali reinar.No Guandu,onde era raríssimo algum caso de febre intermitente acreditava-se que era a vila em Linhares o foco de todas as moléstias.Assim,as populações dessas áreas concorriam para descrédito,nos idos de 1900,regiões já tão deslumbrantes,no que,tão próximas da então capital do império;ainda eram povoadas por índios antropófagos. O rio Doce possuía maior volume d’água que atualmente,porque era mais estreito. E tinha fama de difundir a febre e mais pestes, recebendo primeiro barco e hospedando canibais.
Foto meramente ilustrativa,não faz parte do material original publicado.
Reprodução autorizada pela Fan Page

A Policard tem soluções perfeitas para o seu negócio! Confira mais em; www.policard.com.br
Procure-nos, estamos no Ed. Centro Empresarial Ative - Av. Eudes Cherrrer - Parque Residencial Laranjeiras em frente ao terminal do transcol de Laranjeiras.
Luciano Faria - Consultor Comercial 3345-7406 / 9.9244-8432
Robson Côgo - Consultor Comercial 3209.1807 / 9.9939.9405 




Nenhum comentário:

Postar um comentário