Rio Doce


Antes que o tempo finde, podemos e devemos fazer algo por nosso amado Rio Doce. Nesse sentido iniciamos esse Blog e uma página no facebook com o objetivo claro e definido de unir os que o rio viu crecer e de sensibilizar os que se incomodam por essa tragédia ambiental, fazendo com que esses canais sirvam de referência em pesquisas, artigos, resgate histórico, vídeos, fotos e ações que permitam reverter essa triste situação. Foto - Capa Fanpage Nossa Colatina

Abraços fraternos
Robson Côgo

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Conheça esse rico trabalho organizado pelo IPEMA - Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica sobre a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável na Foz do Rio Doce, o estudo foi apresentado em 2009.

Conheça na íntegra esse trabalho, visite o endereço
Este documento tem como objetivo principal consolidar as informações fornecidas pelos estudos bióticos realizados na área do Delta do Rio Doce, uma das áreas estudadas pelo “Projeto de Apoio à Criação de Unidades de Conservação no Estado do Espírito Santo: um processo participativo integrando as comunidades locais”, com a finalidade de contribuir para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica no Espírito Santo, analisando a viabilidade da criação de Unidades de Conservação (UC’s) de forma participativa e integrada com comunidades locais.
...A exposição e o compartilhamento de informações sobre o Delta do Rio Doce ocorreu no dia 4 de agosto de 2009, com a realização do Workshop sobre a Proposta de Criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce, com início às 13:00 horas e término às 18:30 horas, na Sede do Vitória do Futuro, no município de Vitória, Estado do Espírito Santo, contando com a participação de vários especialistas envolvidos com a conservação da biodiversidade de diferentes grupos animais e vegetais. As informações contidas nestes estudos visaram o fornecimento de dados para consolidação da proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce, uma região que envolve territórios pertencentes à Regência e Povoação, bem como outras localidades próximas pertencentes ao município de Linhares, contando com 9617,30 ha de extensão terrestre e 36937,11 ha de extensão marinha, delimitados pela área de influência da Reserva Biológica de Comboios.
... O processo para a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce foi aberto junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no ano de 2007 e faz parte de um quadro com 150 a 200 pedidos de propostas de criação de UC’s. Entretanto, cerca de 20 a 25 destas propostas vem recebendo prioridade máxima por parte do ICMBio, incluindo a proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce..
        ipema 1         ipema 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário