Rio Doce


Antes que o tempo finde, podemos e devemos fazer algo por nosso amado Rio Doce. Nesse sentido iniciamos esse Blog e uma página no facebook com o objetivo claro e definido de unir os que o rio viu crecer e de sensibilizar os que se incomodam por essa tragédia ambiental, fazendo com que esses canais sirvam de referência em pesquisas, artigos, resgate histórico, vídeos, fotos e ações que permitam reverter essa triste situação. Foto - Capa Fanpage Nossa Colatina

Abraços fraternos
Robson Côgo

domingo, 23 de agosto de 2015

Conhecendo o Vale do Rio Doce - Sociedade para Preservação do Muriqui - "Preserve-Muriqui"

A Sociedade para a Preservação do Muriqui, "Preserve-Muriqui" é uma entidade privada sem fins lucrativos, com sede no município de Caratinga, fundada por iniciativa da familia Abdala e com extenso apoio da comunidade local. Seu objetivo primário é o de dar prosseguimento ao trabalho do conservacionista Feliciano Miguel Abdala, na preservação da mata de cerca de 900 ha que pertencia à Fazenda Montes Claros, onde sobrevive a maior população conhecida de muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus). O muriqui-do-norte é considerado como espécie criticamente em perigo e um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo.
Nossa missão é a de buscar continuamente uma solução de longo prazo para garantir a conservação do muriqui-do-norte e de seu ambiente natural, com ênfase na pesquisa de longa duração que fornece bases sólidas para consubstanciar o plano de manejo da RPPN e a extensão das atividades para o entorno da reserva. Nossa perspectiva é a de trabalho conjunto entre pesquisadores, produtores e moradores das propriedades vizinhas e das comunidades locais, no desenvolvimento de uma série de atividades que visam a geração de emprego e renda dentro de um contexto de conservação de recursos naturais e desenvolvimento rural sustentável.


A Mata Atlântica brasileira é um dos sistemas florestais mais ricos e diversos do mundo; é também um dos mais ameaçados, situando-se entre os 5 principais hotspots de biodiversidade da Terra. Esse bioma, que originalmente cobria 1.2 milhões de km2, hoje está reduzido a cerca de 7% de sua área inicial. Como consequência, muitos de seus animais e plantas encontram-se também sob forte pressão, vários altamente ameaçados de extinção.

Os primatas têm sido um dos mais importantes símbolos da conservação da Mata Atlântica, seu status na natureza é indicativo da situação na região como um todo. Cerca de 24 espécies e subespécies são encontradas na Mata Atlântica, 15 das quais estão ameaçadas ou criticamente ameaçadas de extinção.

Uma dessas, o muriqui-do-norte (Brachyteles hipoxanthus), o maior mamífero endémico ao Brasil e uma espécie muito carismática, encontra-se na lista dos prirnatas mais ameaçados do planeta. O muriqui-do-norte tornou-se uma espécie-bandeira de grande importância para o Brasil. Somente cerca de 500 indivíduos sobrevivem na natureza e um terço dessa população existe em um único local: as matas da RPPN Feliciano Abdala, sede da Estação Biológica de Caratinga (EBC), no estado de Minas Gerais.


Clique no endereço e conheça esse belo trabalho
http://www.preservemuriqui.org.br/home.htm

mesorregião do Vale do Rio Doce é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais. É formada pela união de 102municípios agrupados em sete microrregiões, e tem como cidades principais AimorésCaratingaCoronel FabricianoGovernador Valadares,GuanhãesIpatingaMantena, e Timóteo. Tem como atividades econômicas principais a indústria, comércio, agricultura e pecuária.





APOIE ESSE BLOG

Sua empresa ou seu cartão de visitas
Investimento = Uma reportagem = Um real/dia
   Contato Robson Côgo - E-mail - rjcogo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário